10.2.09
Design funcionalista: rádio estilo Braun
Este rádio chamado de RT 20, produzido pela empresa Braun em 1961 é um ótimo exemplo do funcionalismo aplicado a um objeto – uma filosofia de simplicidade, durabilidade, ordem, racionalidade, funcionalidade e modularidade. Ele foi desenhado por Dieter Rams, que chefiou o departamento de design da empresa a partir de 1961.
Em 1955 se estabeleceu uma parceria direta da Braun com Ulm que gerou muitos produtos de sucesso: eles corporificaram os princípios funcionalistas da escola e marcaram a identidade da empresa por anos. Eram produtos como este rádio: discretos, equilibrados, honestos, simples, elegantes, com linhas retas e composição unificada. O acabamento era geralmente branco ou preto, com o logotipo em destaque. O que fosse desnecessário era eliminado do produto. O resultado foi tão marcante que ficou conhecido como “Estilo Braun” - “um design sem metáforas, frio, asséptico e objetivo” (SOUZA, Pedro L. P. Notas para uma história do design, 2000, p. 71).
O RT 20 é bastante prático de usar. Ele tem botões grandes e visíveis, agrupados por operação e importância, dial e saída de som evidentes, ou seja, todos os elementos são hieraquicamente organizados por tamanho e espaço através de uma grade rígida. Ele também é extremamente inovador. Basta compará-lo com os rádios da época (foto abaixo).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Eu tive um isqueiro Braun.
ResponderExcluirTambém tinha um design super clean. Vou ver se encontro para enviar uma foto.
Era muito marcante tb o logotipo da Braun.
Oi Mauro,
ResponderExcluirManda a foto sim que a gente coloca no blog.
Abraço,
Marina - Indesign