21.4.09

Reaproveitamento de papel cartão





Com um pouco de criatividade é possível fazer o reaproveitamento da maioria das embalagens e das partes do produto que sobram depois da utilização. Mesmo quando o resíduo é tão simples quanto tubos de papel cartão.

Veja este exemplo do artista japonês Yuken Teruya. Ele recorta os rolos de papel higiênico em formatos de galhos de árvores e os coloca em paredes, junto a iluminação para que façam sombras lindíssimas. O resultado chamado de Corner Forest possui uma beleza muito delicada.

O designer norte-americano Eric Janssen também trabalhou com tubos de papel cartão, porém um pouco mais grossos, vindos de utilização industrial. Ao invés de fazer arte ele resolveu fazer um objeto para seu uso próprio: uma adega de vinhos. Ele pode armazenar até 7 garrafas deitadas no seu Weekly Wine Rack - como é chamado o produto.

A cadeira Conolounge feitas pelos grupo chileno de design Chilean também é feita com os tubos de cartão que sobram da indústria da impressão de papel. Apoiados numa base de metal, os tubos formam uma cadeira que não faz mal à natureza. Resta saber se ela não faz mal à coluna também.

2 comentários:

  1. Estou achando esses posts de reaproveitamento o máximo! Nem só de designers vive a comunidade do blog... pode apostar nos ecochatos também!!!

    ResponderExcluir
  2. Caixas de cartão + criatividade adquirem nova função
    David Rodrigues e Luís Nascimento na exposição Timeless, da ExperimentaDesign 2009.
    O "menos" pode ser "MAIS" , dêm uma olhadela em
    www.cartaodescredito.com

    Parabéns pelo vosso blogue!

    ResponderExcluir